Introdução
Esta página tem como objetivo te fazer pensar para onde caminha a humanidade que se move sem pensar, aceita tudo sem questionar, permite-se ser manipulado pela Mídia indiscriminada, vive no "piloto automático", para ser manipulada pelo sistema. A seguir apresentaremos diversas questões tiradas da observação da vida prática.
Vamos à Reflexão
Por que nossos alunos (sejam de escolas públicas ou particulares) "aprendem" suas matérias escolares em um ano e no ano seguinte esquecem a maior parte do que foi estudado?
Para que servem tantos conteúdos "estudados"?
Para que servem as avaliações escolares? E suas notas?
Pergunte a um aluno do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Ensino Superior por que o substantivo é chamado de substantivo?
Pergunte aos mesmos o que é um substantivo abstrato? Eles vão te responder que é tudo aquilo que não se pode tocar. É isso mesmo? E qual o real significado da palavra abstrato?
Pergunte-os o que é o modo subjuntivo? E quando descobrirem que a palavra subjuntivo quer dizer subordinado, vão se perguntar subordinado a que? A quem?
Para que serve uma equação do 2º grau?
Por que um aluno "estuda inglês" no sexto, sétimo, oitavo e nono ano do Ensino Fundamental; no primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Médio, ou seja, durante sete anos e não fala inglês?
O que é estudar?
O que é Apredizagem?
Por que os alunos "ricos" estudam em escolas particulares durante todo o Ensino Fundamental e o Ensino Médio e no momento de ir para o Ensino Superior desejam às Universidades Públicas?
Não seriam as Universidades Públicas destinadas aos alunos "pobres"?
O que é uma boa escola? Uma escola que ensina como "passar" em vestibular?
E por que um aluno ao ser aprovado e concluir o Ensino Médio, o próprio, não está preparado para realizar o vestibular? "Por coincidência", a mesma escola lhe oferece o Pré-vestibular.
O sistema pretende, aos poucos, substituir o vestibular pelo ENEM, mas as escolas já oferecem o Pré-ENEM.
Acesse nosso outro site
www.professornelsondecastro.com